HERBIATRIA
A adolescência é uma fase de desenvolvimento humano caracterizada como um período de profundas transformações, quando são revistos e consolidados valores e atitudes requerendo, portanto, uma atenção e linguagem especial para essa etapa tão significante na vida de cada indivíduo. Neste momento, geralmente, o jovem se sente adulto e se entristece quando é tratado como criança. Ao mesmo tempo, fica angustiado quando se sente criança e lhe são exigidos comportamentos adultos.
A palavra Hebe em grego significa juventude. Em razão disso, herbiatria destina-se ao estudo da juventude e, portanto, a Odontohebiatria direciona e insere o adolescente, na faixa etária de 10 a 20 anos de idade, num programa educativo-preventivo e curativo, quando necessário, enfocando o aspecto estético e cosmético tão valorizado nessa fase.
Aprofundando essas idéias, o trabalho com hebiatras corrobora os esforços presentes em outras áreas do conhecimento de agirmos como profissionais da saúde e educadores concomitantemente. Deve-se levar em consideração também, que estamos trabalhando com uma faixa-etária que apresenta muitas peculiaridades, requerendo cuidados e atenções detalhadas em diversas áreas.
É importante salientar aos hebiatras e responsáveis que nossa função será de um coadjuvante ativo nesse processo, levando-se em consideração que o direcionamento e apoio nessa etapa são inestimáveis, pois estaremos contribuindo para formação de uma geração saudável no conceito mais amplo da palavra. A odontologia voltada para o adolescente requer algo mais que técnico-científico, uma vez que se ocupa de um indivíduo, ultrapassando intensas modificações biológicas, psicológicas e sociais, o que exige saúde menta e enorme estabilidade emocional por parte do cirurgião-dentista.
Observa-se também, que para sensibilizar esses pacientes temos que desenvolver uma linguagem específica e um tratamento adequado aos seus anseios. Deve-se respeitar suas necessidades específicas em relação à própria linguagem, modificações comportamentais e estimulando um modelo de promoção de saúde associado à valorização do sorriso.
O tratamento odontológico baseia-se na atuação preventiva com estímulo ao emprego racional de técnicas atraumáticas de remoção de cárie, seguido do tratamento clínico e da valorização do sorriso, por meio de técnicas estéticas, cosméticas e adornos dentais.
|
|